INTRODUÇÃO

Nome Científico - Oryctolagus cunicullus
Mini coelho, é um excelente animal de companhia, não faz barulho, ótimo para apartamento, por ocupar pequenos espaços; uma gaiola de 40 cm de largura x 60 cm de comprimento x 40 cm de altura é o suficiente, Você deve deixar seu coelho livre algumas horas por semana para poder exercitar-se e interagir com os moradores da residência, também fortalece sua estrutura ossea, evitando a perda de calcio, quando soltá-lo, mantenha-o sempre sob sua vigilância. O coelho adora morder plásticos, fios elétricos e de telefone, também se houver móveis de madeira por perto ou até mesmo as plantas da casa ele também tentará mordiscar; cuidado especial com as plantas tóxicas, o seu pêlo não tem cheiros, o seu custo é bastante baixo e sua manutenção também: consome de 0,040Kg a 0,060Kg de ração por cada Kg de peso diariamente. São geralmente mansos e carinhosos com os donos e estabelecem laços afetivos importantes com as crianças e tratadores.É possível encontrar raças com as orelhas pequenas e eretas (Hermelin, Holandês, Hotot, Lion e Rex); orelhas grandes e caídas (Lop e Fuzzy Lop); com o pêlo de cores variadas e curtos ou compridos. Eles podem ter tamanhos diversos, chegando a pesar no máximo 2kg quando adultos. O coelho de pêlos compridos deve ser escovado com frequência para desfazer os nós.
Pode-se cortar as pontinhas das unhas, tomando o cuidado de não cortar muito próximo à base e para não haver sangramento o ideal é cortá-la de 2 a 5 mm da ponta da unha até o corte, para animais adultos, para filhotes basta lixar a pontinha com lixa de unha.
Ao contrário do que muita gente pensa, o coelho está classificado em algumas literaturas como roedor, mas não o é. De fato ele pertence a um outro grupo, que é lagomorfo da família Leporídeos, têm algumas particularidades anatômicas e fisiológicas.
A principal característica que o distingüe dos roedores é o fato dos coelhos terem dois pares de dentes incisivos no maxilar superior (o segundo par está por detrás do par visível). Os seus dentes crescem durante toda a vida do animal e o seu comprimento é controlado pelo desgaste que ocorre durante a mastigação.
Em particular, com a flora muito desenvolvida, o aparelho digestivo do coelho é muito especial; para aproveitar ao máximo o material ingerido, produz umas fezes chamadas cecotrofos e são muito ricas em proteínas de alto valor biológico e que todos os coelhos costumam ingerir buscando com a boca direto em seu anus, isto é muito importante pois mantém seu trânsito intestinal em perfeito funcionamento.
Freqüentemente os coelhos se jogam de repente, caindo para um dos lados, assustando seus donos. Não se preocupe, ele só vai tirar uma soneca.
O mini coelho faz sua higiene sozinho, não tem necessidade de dar banho, porém, se quiser fazer, procure dar banho com água morna em dias de temperaturas quentes, secar muito bem com secador pois seu pêlo não deve ficar molhado porque isto pode provocar fungos e doenças respiratórias.
Coelho não toma nenhuma vacina igual cães e gatos, a menos que na região onde vai ficar o coelho exista focos de doenças. Qualquer dúvida sobre seu estado de saúde consulte um veterinário com formação em animais silvestre.
As acomodações dos coelhos devem ser proporcionais ao seu peso com medidas já mencionadas acima.
Dê preferência para gaiolas de piso com grade de arame galvonizado e com bandeja para coleta dos seus excrementos, isto manterá o coelho sem contato com os mesmos e, com mais higiene, menos probabilidade das doenças aparecerem.
Os coelhos fazem as necessidades sempre no mesmo local (este é o local que ele escolheu) e que vai ficar, na maioria das vezes, um montinho dentro da bandeja. Pode-se colocar, nesse local, produtos que absorvam a urina e também eliminem cheiros, o que é importante, já que a urina dos coelhos tem um odor intenso.
Mude com frequência o absorvente da bandeja plástica.
A alimentação destes deve ser feita à base de aveia, alfafa e feno desidratados.
No entanto, encontra-se com facilidade misturas (ração peletizada) apropriadas com todos os nutrientes necessários nas lojas do ramo de pet; verifique sempre a formula desta mistura pois o ideal é que tenha 18% de proteína.
Os legumes frescos podem ser dados, desde que em pequenas quantidades (mais ou menos 20% de sua alimentação diária). Uma alimentação rica em legumes ou verde pode provocar perturbações intestinais no seu coelho deixando-o com diarréia. Não dê alface para os coelhos novos pois tem o mesmo efeito.
A água deve ser fornecida em bebedouros automáticos, para que o coelho não ponha as patas dentro de nenhum recipiente.
Os coelhos reproduzem-se com grande facilidade e as fêmeas, quando têm crias, tornam-se um pouco agressivas; isto é o instinto da natureza de proteger seus descendentes.
Um animal destes pode viver cerca de sete a oito anos ou mais dependendo das condições em que vive no seu alojamento.
Obs: tudo que foi relatado aqui tem como fundamento mais de dez anos de convivência com minha criação de mini coelhos, em que foram testadas todas as formas de criação em cativeiro com animais em gaiolas individuais.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento ou mais informações para todos internautas. Basta mandar um e-mail ou telefonar. Autor João Carlos. Todos os direitos reservados - Copyright 2009 ®
- Sou criador de mini coelhos das Raças, Fuzzy Lop, Hermelin, Holandês, Hotot, Lion Head, Lop e Rex.
- Contatos: E-mail agrojcb@gmail.com
Celular: (11) 98187 - 8797

Nenhum comentário:
Postar um comentário